Colunas

1 14/05/2018 21:11

Calma, eu explico, não precisa se exasperar, pois tomei conhecimento e sei que desta vez nenhum jogador do Botafogo foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol que disputará o mundial na Rússia. O que quero explicar é que, mesmo não fornecendo um só atleta para a nossa seleção canarinha, o Botafogo continua sendo a equipe que mais cedeu jogadores às copas do mundo.

De acordo com as estatísticas, até agora o Botafogo já cedeu 47 jogadores à nossa seleção nas copas do mundo. Em segundo lugar aparece o São Paulo, com 46 atletas, seguido pelo Vasco da Gama, com 35. Já o Flamengo forneceu apenas 33; Fluminense, 31; Palmeiras, 34; Santos, 24; Corinthians, 22; Clube Atlético Mineiro, 12; e fechando em 10 lugar o Cruzeiros de Belo Horizonte, com 11 jogadores.

Esta estatística liderada pelo Botafogo poderia ter caído caso a nossa Seleção Brasileira não fosse composta na sua grande e esmagadora maioria pelos chamados jogadores “estrangeiros”, os que jogam na Europa e agora, até mesmo na China, como Renato Augusto. Que jogam nos times brasileiros completam o time de Tite apenas o goleiro Cássio e o defensor Fagner, ambos do Corinthians paulista, e Geromel, do Grêmio de Porto Alegre. Segue aí a escalação completa.

GOLEIROS: Alisson – AS Roma (ITA), Cássio – Corinthians-SP, Ederson – Manchester City (ING). DEFENSORES: Danilo – Manchester City (ING), Geromel – Grêmio-RS, Filipe Luís – Atlético de Madrid (ESP), Marcelo – Real Madrid (ESP), Marquinhos – Paris Saint Germain (FRA), Miranda – Internazionale de Milão (ITA), Fagner – Corinthians-SP, Thiago Silva – Paris Saint Germain (FRA). MEIO CAMPISTAS: Casemiro – Real Madrid (ESP), Fernandinho – Manchester City (ING), Fred – Shakhtar Donetsk (UCR), Paulinho – Barcelona (ESP), Philippe Coutinho – Barcelona (ESP), Renato Augusto – Beijing Guoan (CHI), Willian – Chelsea (ING). ATACANTES: Douglas Costa – Juventus (ITA), Firmino – Liverpool (ING), Gabriel Jesus – Manchester City (ING), Neymar – Paris Saint Germain (FRA), e Taison – Shakhtar Donetsk.

Essa escalação poderá sofrer alguma modificação, caso algum desses atletas sofra um problema físico e seja obrigado a ser substituído por outro, este integrante de uma lista mais extensa com 35 jogadores. Esta relação já foi entregue pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) à Fifa, porém é mantida em sigilo, por motivos óbvios, evitando assim, mais especulações.

De certa forma, a lista dos jogadores convocados por Tite não trouxe nenhuma surpresa aos quase 210 milhões de técnicos brasileiros, todos eles mais entendidos de futebol do que o próprio titular da CBF. Algum outro nome pode até ser o preferido dos jornalistas esportivos, mas apenas por questões subjetivas e que em nada afeta a segurança nacional, a exemplo de escalações anteriores.

E nem poderia. Se antes nossa preferência era defendida por unhas e dentes baseada nos atletas dos nossos clubes, hoje a história é outra, pois esses jogadores são consagrados nos gramados europeus. E não são apenas nos tradicionais e milionários clubes, como Real Madrid, Barcelona ou Manchester City, não, pelo contrário, até o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, emplacou dois jogadores no nosso selecionado.

Tido e havido como o melhor futebol de todos os tempos, os clubes brasileiros já não empolgam com contratações que despertavam alegria e ira dos torcedores, bem como pela grandeza em reais. Hoje, nem mesmo esses clubes chegam a formar jogadores e exportá-los para os países europeus, pois os olheiros estrangeiros descobrem os “meninos de ouro” e os levam para os times do mundo inteiro, contratando em dólares.

Daí, continuamos a viver do saudosismo de nossos gloriosos clubes, que antes ofertavam seus craques à seleção, embora sempre achávamos que poderia ceder o time completo, de tão bom que era. Como botafoguense, espero que essa lista com os 23 jogadores divulgados por Tite continuem, pois correria o risco de que, em alguma convocação malfeita, poderia chamar alguém do São Paulo e ficaríamos empatados em número de atletas convocados.

Que assim permaneça.

Radialista, jornalista e advogado.


Categorias

 Penso Assim - por Walmir Rosário 






Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 | 9 9900-9930 (Whatsapp) - A Comunicação na Era Digital
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.