Entretenimento

1 01/10/2018 19:20

No primeiro dia de outubro, o Mais Você decidiu falar sobre câncer de mama. É que, neste mês, o mundo se mobiliza para ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, na conhecida campanha do Outubro Rosa. Para isso, Ana Maria Braga convidou a apresentadora Ana Furtado, que recentemente encerrou um tratamento quimioterápico. No estúdio, as duas se emocionaram. Ana Furtado aproveitou para agradecer todo o apoio que recebeu de Ana Maria, sua amiga de longa data.

"A Ana é uma grande amiga. Tenho uma paixão e admiração por você enormes. Ana foi uma das primeiras pessoas a saber do meu diagnostico. Você é uma mulher muito especial", disse Ana Furtado. "Sabia que você me daria a força que eu precisava, os conselhos que precisava e a paz que eu precisava. Por você ser tão guerreira", continuou.

Chorando, Ana Maria Braga agradeceu. "É um choro de felicidade por estar com você e receber você".

A apresentadora do É de Casa recebeu o diagnóstico do câncer de mama em março deste ano e, em abril, decidiu gravar um vídeo e compartilhar em suas redes sociais para dar a notícia. O tratamento termina em dezembro. No Mais Você, Ana Furtado declarou o que aprendeu nessa fase:

"O câncer me ensinou muitas coisas. E uma delas é me permitir sentir. Me permiti sentir tudo. Sempre fui uma supermulher. Eu podia encarar qualquer desafio. Não existia outra palavra na minha vida que não fosse vitória".

Mudanças no visual

Por causa do tratamento que causa a queda do cabelo, Ana buscou uma forma de evitar a perda de muitos fios e precisou usar uma touca que congela o bulbo capilar, tratamento chamado de crioterapia. "Falei: 'o meu cabelo vai ficar na minha cabeça. Eu tenho muita fé em Deus'. E foi o que eu fiz. Ficava de cinco a cinco horas e meia com essa touca. Mas é uma dor brutal", comentou ela.

O médico oncologista Fernando Maluf, que cuida de Ana Furtado, explicou sobre a tecnologia da touca: "Ela esfria o couro cabeludo e permite que leve menos quimioterapia para o folículo capilar. A touca é um grande avanço, mas não garante 100% de sucesso. Isso é feito no hospital. Não é feito em casa", explicou.

Ana Furtado teve de adotar um novo corte por causa da perda de cabelo, principalmente na frente da cabeça. "Perdi pelo menos uns 30% e estou subindo para os 40%. Não teria problema em ficar careca. Teria muita honra, muito orgulho em mostrar. Mas o hospital oferecia e eu trabalho com imagem. Por que não? Foi muito importante ter feito", contou.

Correio







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.