Entretenimento

1 21/05/2020 15:46

Devido a pandemia do novo coronavírus, cada vez mais pessoas adotam o isolamento social. Essa mudança de hábito tem alguns impactos no dia a dia das famílias, como o fato de que agora todas as refeições serão feitas em casa. Se por um lado se economiza cozinhando em casa, por outro gasta-se mais com a conta de gás. No município de Amargosa-BA o gás de cozinha tem o valor médio que varia entre R$ 65,00 à R$ 80,00.

Apesar de essa ser uma preocupação bastante válida, é possível adotar alguns hábitos e rever algumas práticas na hora de cozinhar, o que economiza gás e pode aliviar o bolso no fim do mês.

Confira 09 dicas para manter o seu Gás de cozinha por mais tempo        

01 Pré-aqueça o forno por pouco tempo

Receitas de assados costumam orientar o pré-aquecimento do forno. Porém, não é preciso fazer isso por muito tempo. Geralmente, 10 minutos a 200 ºC fará com que a temperatura fique média e ideal para boa parte dos alimentos.

02. Use panelas proporcionais à boca do fogão
Cuidado com o tamanho da panela! O utensílio deve ser equivalente ao tamanho da boca do fogão para evitar desperdício de gás.

03. Use o vapor.
É possível aproveitar o vapor do preparo de um alimento para cozinhar legumes, por exemplo. Para isso, posicione uma escorredor metálico sobre a panela para cozinhá-los. Ou quando for fazer o arroz coloque as verduras em oura pena com agua em cima da panela do arroz, o vapor do arroz irar ajudar no cozimento das verduras.

04. Cozimento com o fogo desligado.
Sim, é possível fazer isso. Na hora de preparar o macarrão, por exemplo, é possível deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar e tampar a panela. Assim, apenas com o calor da água, ela será cozida.

05. Forno fechado e cheio.
Evite abrir e fechar a porta do forno muitas vezes. Isso só causa o desperdício de gás. Tente observar os alimentos utilizando a luz interna e, sempre que possível, asse mais de um alimento ao mesmo tempo.

06. Fogão no lugar adequado.
É indicado evitar posicionar o fogão próximo a lugares com corrente de vento, como: janelas, portas, ventiladores para que assim as chamas não apaguem e o gás escape. 

07. Corte pedaços menores.
Você sabia que alimentos cortados em pedaços menores cozinham mais rápido? Essa é uma ótima forma de economizar gás.

08. Atenção aos sinais de que o gás está acabando.
Saber identificar quando o botijão de gás está no fim também é importante para economia. Quando o gás está acabando, as chamas ficam com as pontas avermelhadas, demonstrando que a combustão não está sendo eficaz e que a pouca quantidade de GLP "queima" com dificuldade em reação com o oxigênio.

09. Use panela de pressão.
A panela é uma aliada não apenas para cozinhar mais rápido, mas também para economizar gás. Como os alimentos passam menos tempo no fogo, menos gás é necessário para o cozimento. Fonte: eceitas.ig.com.br.

 

 

 

Da Redação

 







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 | 9 9900-9930 (Whatsapp) - A Comunicação na Era Digital
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.