Notícias

1 16/04/2024 15:25

A população de Feira de Santana e de toda a região já conta os minutos para início da Micareta de Feira, maior Carnaval fora de época do Estado, que acontece desta quinta-feira (18) até domingo (21).

E o folião que irá para o Circuito Maneca Ferreira poderá ficar tranquilo que o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já está pronto para garantir a saúde de feirenses e visitantes.

Serão investidos cerca de R$ 800 mil em ações de assistência, prevenção, vigilância e fiscalização da saúde, divididos em diferentes segmentos. Serão 470 plantões nas áreas assistenciais da rede estadual, contando vigilância, fiscalização e administrativo, um número 104% a mais que em 2023. Haverá ampliação na frota de ambulâncias - incluindo uma nova do tipo UTI – e reforço no estoque de medicamentos e insumos.

“A Micareta de Feira reúne milhares baianos e visitantes e uma festa deste tamanho precisa contar com uma assistência à saúde forte e também o cuidado com a população com ações de prevenção e vigilância. Não estamos medindo esforços para que a rede estadual de saúde de Feira dê todo o suporte aos foliões, com um atendimento de qualidade como ele merece”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que estará presente na micareta e realizou pessoalmente vistoria nas unidades na última segunda-feira (15).

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) ainda contará com um Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que pode ser acionado em caso de acidentes graves, com capacidade de atender a 45 pessoas simultaneamente. Além do HGCA, o Hospital Estadual da Criança (HEC), a Policlínica Regional de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estarão recebendo pessoas que necessitem de atendimento.

No circuito, haverá um estande de Testagem Rápida, localizado na Antiga Norauto, que oferecerá testes para HIV, sífilis e hepatites B e C. Em caso de teste positivo, o paciente contará com assistência social e encaminhamento para consulta posterior. Equipes da Sesab também distribuirão 500 mil preservativos e material educativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“Nossa estratégia de testagem e prevenção tem dado certo desde o ano passado, evitando a propagação de ISTs e auxiliando no tratamento das pessoas que, por ventura, testem positivo Com isso, juntamos a vigilância e a assistência em uma só ação e com largo alcance à população”, analisa Roberta Santana.

Para garantir o pleno funcionamento das unidades, equipes da Corregedoria da Saúde atuarão nas unidades conferindo escalas de plantão e jornadas de trabalho e a Ouvidoria da Saúde estará a postos para avaliar o atendimento ao cidadão, atuando por demanda própria e por meio do acionamento pelos foliões pelo telefone 0800 284 0011.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.