Notícias

1 18/12/2018 18:00

Cristina Pita e Itajay Júnior

Os 138 políticos eleitos no estado da Bahia nas Eleições Gerais de 2018 foram diplomados pela Justiça Eleitoral baiana na segunda-feira (17/12). A cerimônia, realizada no Teatro Castro Alves, foi presidida pelo presidente da Corte Eleitoral, desembargador Edivaldo Rocha Rotondano e contou com a participação de diversas autoridades baianas, além de familiares e amigos dos eleitos.  

Ao dar início à cerimônia de diplomação, o presidente do TRE agradeceu a presença de todos e destacou os membros da Corte e servidores. Também saudou os eleitos e afirmou que 'terão a missão de fazer uma análise sobre os pactos firmados com a sociedade'.  "Vossas Excelências devem ser, na melhor acepção do termo, servidores públicos. A partir do dia 1º de janeiro de 2019, cada um de vocês terá oportunidade de traduzir as expectativas que os trouxeram até aqui em ações concretas, em favor da construção de um grande estado, com mais justiça, menos desigualdades, mais respeito à coisa pública, menos decepções" , pontuou.  

O governador Rui Costa (PT) e o vice, João Leão (PP) foram diplomados, respectivamente, pelo presidente do TRE baiano, desembargador Edival Rocha Rotondano, e pelo vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Jatahy Júnior.

Os senadores Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) também receberam o diploma das mãos do presidente. Os deputados federais e estaduais e seus suplentes foram diplomados pelos demais componentes da mesa.

Os deputados estaduais Dal Barreto (PCdoB), Alan Sanches (DEM), Robinson Almeida (PT) e André Rogério Andrade Filho (PSD) foram diplomados para exercer seus mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Dal Barreto e Rogério Andrade Filho estão no primeirto mandato. Alan Sanches foi reeleito e segue para o terceiro mandato na Alba. 

Dentre os 138 diplomados na Bahia estão o governador reeleito Rui Costa (PT), o vice-governador João Leão (PP), dois senadores, Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD); os 39 deputados federais, entre eles Nelson Pelegrino (PT); Raimundo Costa (PRP), de Valença; Otto Alencar Filho (PSD); Sargento Izidório (Avante) e seus 16 suplentes, além dos 63 deputados estaduais junto com 16 suplentes.

Diplomação

A diplomação é o ato da Justiça Eleitoral que habilita os eleitos a assumirem e exercerem os mandatos eletivos conquistados nas urnas, legitimando-os para a posse e o exercício de seus cargos. A posse dos eleitos vai ocorrer em 1º de janeiro de 2019.

Cobertura

A Rádio Andaiá FM e o Site andaia.com.br acompanharam a solenidade de diplomação e conversou com os deputados estaduais Nelson Pelegrino, Robinson Almeida, Dal Barreto, e federais Sargento Izidório e Otto Alencar Filho. Eles adiantaram suas expectativas na Alba e na Câmara Federal, respectivamente.

Confira ainda a entrevista com os senadores Jacques Wagner e Otto Alencar, além do desembargador Edival Rocha Rotondano, presidente do TRE-BA:

 

 

 

 







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.