Notícias

1 19/12/2018 00:20

As empresas devem pagar a segunda parcela do 13º salário até esta quinta-feira, dia 20 de dezembro. O pagamento total do benefício deve liberar R$ 211,2 bilhões na economia este ano, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Ao todo, aproximadamente 84,5 milhões de pessoas serão beneficiadas, estima a instituição. Entram nessa lista trabalhadores do mercado formal, inclusive os empregados domésticos, os beneficiários da Previdência Social e os aposentados e pensionistas de União, estados e municípios.

Sobre essa segunda parte, assim como em um salário normal, incidem vários descontos, como a contribuição ao INSS, o Imposto de Renda (IR) e o adiantamento da primeira parcela.

Vale ressaltar também que quem trabalhou pelo menos 15 dias também tem o direito de receber a bonificação.

O trabalhador que não tiver recebido o benefício deve reclamar em uma das superintendências ou gerências regionais do Ministério do Trabalho. Outra recomendação é buscar orientação no sindicato de sua categoria.

Segundo o governo, a empresa que desrespeitar a lei pode ser autuada e multada. No Rio, o trabalhador pode denunciar a empresa à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que fica Avenida Presidente Antonio Carlos 251, no Centro.

Os endereços das gerências regionais localizadas em outros municípios estão disponíveis no site do Ministério do Trabalho.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.