Notícias

1 22/04/2019 16:25

A depressão afeta mais de 322 milhões de pessoas ao redor do mundo.

A depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo, mas seus sintomas nem sempre são facilmente identificados

A depressão caracteriza-se como uma doença em que ocorrem desequilíbrios químicos dos neurotransmissores. Essas substâncias são responsáveis por transportar as informações pela rede de neurônios de nosso cérebro - incluindo as sensações de prazer, serenidade, disposição e bem-estar.

A depressão afeta neurotransmissores como serotonina, dopamina, noradrenalina e melatonina, que interferem justamente nesses sentimentos. Esse desequilíbrio químico pode desencadear uma série de respostas em diversas funções do organismo. As consequências são sintomas como tristeza profunda; perda de interesse generalizado; apatia; dificuldade de concentração; pessimismo; insegurança; perda de apetite; ausência de prazer e oscilações de humor, que podem culminar em pensamentos suicidas.

Além dos sintomas psicológicos tão conhecidos existe um grupo de sintomas de depressão que interferem na nossa saúde física. Se não for tratada, a condição de saúde se agrava, causando sinais que nem sempre são relacionados à doença. Entre as sensações físicas que podem acompanhar o quadro depressivo estão problemas digestivos; dores de cabeça; distúrbios do sono; tensão na nuca e nos ombros; cansaço ou fadiga; mudanças no apetite; alterações de peso; dores no corpo e imunidade baixa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo. A depressão é uma doença que pode apresentar três estágios: leve, moderada e grave. Em todos os níveis é imprescindível procurar tratamento especializado com psicólogos e médicos psiquiatras. O acompanhamento médico é fundamental para prescrever se é necessário o uso de medicamentos e quais as substâncias adequadas para cada caso. Já o acompanhamento psicológico é importante para que o paciente fale sobre o que está sentindo e também aprenda a lidar com a depressão em seu dia a dia.

Em casos de depressão leve a moderada, há a opção de tratamento com o medicamento Hyperativ, por ser um remédio fitoterápico, não causa dependência. Além de aliviar os sintomas da depressão, o Hyperativ também diminui os sintomas associados como ansiedade, tensão e dor muscular.

Muitas vezes, a pessoa que tem depressão não consegue pedir ajuda, por isso é preciso que familiares e amigos observem as alterações de comportamento em pessoas de seu convívio e tenham a iniciativa de conversar e oferecer ajuda. A depressão em casos graves pode levar ao suicídio. É importante ficar atento aos sinais e procurar ajuda.

 

Sintomas de Depressão:

Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia;

Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;

Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;

Desinteresse e apatia;

Falta de vontade e indecisão;

Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio;

Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima e sensação de falta de sentido na vida;

A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio;
Interpretação distorcida e negativa da realidade;

Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;

Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido;

Perda ou aumento do apetite e do peso;

Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo);

Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

 

*Minha Vida-Saúde







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.