Notícias

1 09/08/2019 11:45

Os responsáveis pelos animais fizeram a entrega de forma espontânea.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Una e o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) realizaram nesta quinta-feira (08), uma ação em conjunto para resgatar animais silvestres  no centro da cidade de Una e no bairro Sucupira.

De acordo com informações da SMMAU, durante a ação foram resgatados 06 (seis) pacas (Cuniculus paca) entre estas um filhote, e 01 (um) sagui (Callithrix kuhlii).

É importante ressaltar que a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) no seu Art. 29 diz que manter animais silvestres em cativeiro sem a devida licença é crime ambiental, da mesma forma que caçar ou ter em sua posse qualquer animal silvestre ou parte deles. Conforme esta Lei a pena é de detenção de 06 (seis) meses a 01 (um) ano e multa.

Segundo o biólogo Rogério Borges, os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) na cidade de Vitória da Conquista, onde será verificado as suas condições de saúde e comportamento, alguns poderão voltar à natureza e outros talvez permanecerão o resto da vida em cativeiro.

Na ação ninguém foi detido por conta que os responsáveis fizeram a entrega dos animais de forma espontânea.

 

 

Fonte: ASCOM/Secretaria de Meio Ambiente de Una

 

 

 

 







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.