Notícias

1 12/10/2019 14:42

Em reunião realizada no Auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães (COMLEM), na Rua Augusto Severo Centro de Canavieiras no Sul do estado, durante esta manhã de sábado (12), foi montado o grupo “S.O.S MANGUE MAR DE CANES”.

O objetivo desta reunião, foi debater sobre o risco iminente das manchas de óleo atingirem o nosso litoral e consequentemente os manguezais canavieirenses, afetando radicalmente a fauna e flora de nosso ambiente de estuário.

Animais marinhos podem morrer caso fizerem a ingestão ou até mesmo se entrarem em contato com o material líquido que é bastante viscoso e gruda em seus corpos comprometendo os seus movimentos.

Nos humanos o material tóxico pode causar alergias e até mesmo intoxicação.

As referidas manchas de óleo foram detectadas inicialmente em praias do Rio Grande do Norte em 4 de setembro, sendo que no dia 11 de outubro alcançaram praias de Salvador distante há 300 quilômetros de Canavieiras (em linha reta pelo Oceano Atlântico).

Hoje, o número de municípios afetados chega a 61, nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O grupo S.O.S MANGUE MAR DE CANES, elaborou um plano de ação para agir caso o óleo se aproxime muito do Município (o alerta vermelho é o litoral de Ilhéus também no Sul do estado). O plano consiste em “COMUNICAÇÃO” com a comunidade geral, empresários e órgãos estatais, “MONITORAMENTO” feito no Oceano e praias da região, “AÇÃO NO MAR” de monitoramento, acionamento das autoridades e remoção de óleo através de boias de contenção, “AÇÃO NA PRAIA” de monitoramento e remoção do óleo caso este atinja a faixa de areia.

Foram também apresentados possíveis locais onde pode ser armazenado o petróleo recolhido. Como também embarcações e veículos para auxiliar na limpeza do Mar, Rios e praias.

De imediato o monitoramento já teve início, e todo cidadão pode e deve acionar os órgãos competentes caso identifique alguma mancha de óleo.

 

 

Por Augusto Teixeira.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.