últimas notícias

Notícias

1 22/02/2020 11:40

Conversas maliciosas e toques sem autorização levaram às primeiras conduções por importunação sexual durante Carnaval de Salvador, na madrugada de sexta-feira (21). Um homem e um adolescente foram encaminhados por guarnições da Polícia Militar para postos da Polícia Civil, localizados em dois circuitos oficiais da festa.

Um dos casos aconteceu dentro de um dos principais camarotes da folia, no circuito Dodô. Durante depoimento, no posto da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) da Barra, a vítima informou aos policiais que, enquanto aguardava o marido sair do banheiro, foi surpreendia pelo adolescente que tentou beijá-la de forma forçada.

“Quando o acompanhante dela percebeu que o rapaz tentava agarra-la, partiu para as agressões físicas. Os seguranças do camarote logo tentaram apartar a briga e acionaram os policiais”, explicou a coordenadora das Delegacias Especializadas, delegada Claudenice Teixeira Cerqueira Mayo.

A delegada ainda informou que o outro caso ocorrido durante a festa aconteceu no circuito Osmar, próximo Relógio de São Pedro. “A vítima nos explicou que a confusão começou quando o homem tentou assediá-la. Na mesma hora o companheiro da vítima tentou contê-lo, mas ele acabou agredindo os dois”, contou. Ele foi encaminhado para o posto da Central de Flagrantes, localizado na Piedade.

Não é Não

Em vigor desde o ano de 2018, a Lei de Importunação Sexual (13.718/18) criminaliza qualquer assédio sexual praticado por qualquer pessoa do mesmo gênero ou não. “Durante a folia, qualquer mulher que se sentir incomodada, pode procurar ajuda de algum policial que esteja por perto. A Polícia Civil está à disposição durante todo o carnaval, no apoio as mulheres”, concluiu Mayo.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) reforça que, durante a folia, equipes do Batalhão de Choque (Bchoq) e da Operação Ronda Maria da Penha (ORPM) da Polícia Militar estarão em patrulha, fortalecendo o combate a violência contra a mulher, bem como equipes da Polícia Civil, com a distribuição de panfletos e a campanha do ‘Eu respeito o seu não’.

Ascom Secretaria da Segurança Pública (SSP)







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 | 9 9900-9930 (Whatsapp) - A Comunicação na Era Digital
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.