Notícias

1 31/03/2020 12:10

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estão desenvolvendo um novo teste para Covid-19. Rápido e mais barato, o teste é capaz de confirmar a infecção em cinco minutos, custando até 50% menos do que as opções disponíveis hoje no mercado. 
 
O teste, elaborado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), está previsto para estar disponível em maio. "A gente pode chamar isso de impressão digital, e esse desenho tem uma impressão digital clara das moléculas que existem na doença com relação ao Covid-19, e isso que a gente detecta e determina como sendo Covid-19", explica o professor Rodrigo Ramos Catharino, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (SP) ao G1.
 
Segundo os pesquisadores, o novo teste deve custar cerca de R$ 40, o que significa metade do valor do produto existente no mercado. Atualmente, todos os testes disponíveis são importados. Assim que estiver pronto, os cientistas afirmam que a tecnologia pode ser usado em outras cidades do Brasil.
 
"É possível fazer um número maior de testes com essa mesma tecnologia, inclusive com o SUS", completa Catharino.

iBahia







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.