Notícias

1 25/05/2020 11:17

Para comemorar a data a Prefeitura elaborou uma programação simples sem os tradicionais desfiles cívicos e inaugurações de equipamentos públicos.

Canavieiras, sul da Bahia, celebra nesta segunda-feira (25), 129 de emancipação politico administrativa. Para comemorar a data a Prefeitura elaborou uma programação simples sem os tradicionais desfiles cívicos e inaugurações de equipamentos públicos.

Por volta das 5h, a cidade “acordou” com uma grande alvorada de fogos. Em seguida, por volta das 8h, um carro de som circulou ruas e avenidas da cidade entoando o hino de Canavieiras.

Em 25 de maio de 1891 Canavieiras deixou de ter a condição de Vila Imperial (desde 1833), para se tornar cidade, conforme ato do governador do Estado, José Gonçalves da Silva.

A elevação de Canavieiras à categoria de cidade – quando na verdade se dá o ato de emancipação político-administrativo – em 17 de fevereiro de 1890 tomou posse a primeira intendência e o Conselho Municipal. Essa nova estrutura substituía a antiga Câmara. O primeiro intendente foi o médico Antônio Salustiano Viana, nomeado pelo governador do Estado, Manoel Victorino Pereira.

No ano seguinte, em 25 de maio de 1891, de maneira simples e concisa, o governador do Estado, José Gonçalves da Silva, elevou a Vila Imperial de Canavieiras à categoria de cidade. Com a elevação, Canavieiras passou a efetivamente, se tornar emancipada administrativamente, pois antes, algumas decisões da Câmara dependiam do referendo da Assembleia Legislativa.

Mas a história de Canavieiras (segundo o livro Canavieiras – Terra Mater do Cacau – remonta a 1718, com a criação da Freguesia de São Boaventura do Poxim. Àquela época, diversos colonos se estabeleceram na foz do Poxim, tanto em busca de boas terras como fugindo dos índios hostis.

De acordo com documentos históricos, Poxim e Canavieiras tornaram-se povoações permanentes no contexto histórico e geográfico da capitania hereditária de Ilhéus, estabelecida em 1536. Conforme descreve o livro Canavieiras – Terra Mater do Cacau, a população de Canavieiras participou ativamente de todas as lutas pela independência do Brasil.

 

Da redação







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.