Notícias

1 27/05/2020 13:02

Em Pau Brasil houve queda de granizo em alguns pontos da cidade.

Um fenômeno meteorológico intrigou e amedrontou muitos canavieirenses entre o final da tarde e o início da noite de terça-feira (27), o mesmo fato, em muito atraiu curiosos pela sua beleza, e logo, diversos registros encheram as redes sociais.

O local exato onde aconteceu a tempestade de raios ainda é desconhecido, mas deve ficar na zona rural entre as cidades de Canavieiras, Belmonte, Mascote e Itapebi no Sul da Bahia.

Os raios são descargas elétricas formadas principalmente nas nuvens do tipo Cumulonimbus, ou nuvens altas como também são chamadas genericamente, estas correntes são geradas quando a carga positiva ou negativa presentes em excesso nas nuvens passam para outro ponto da mesma nuvem, para uma outra nuvem ou para a própria superfície da Terra (o raio serve para desfazer a tensão elétrica presente nas nuvens), quando o raio atinge o solo pode ocasionar grandes danos por causa da sua alta tensão.

O que fazer quando começar uma tempestade de raios?

Segundo especialistas, a primeira coisa a se fazer quando notar uma tempestade é procurar um abrigo seguro, um veículo com as portas devidamente fechadas, uma casa ou prédio fechado e com a parte interna enxuta podem também ser bons abrigos.

Dentro de casa, a recomendação é JAMAIS se aproximar de aparelhos que estejam ligados a rede elétrica, se possível deve se tirar todos da tomada.

Granizo em Pau Brasil.

Outro Evento meteorológico que chamou atenção no Sul do estado na noite da última terça foi uma chuva de granizo registrada em Pau Brasil.

A chuva de granizo ocorre quando as gotículas de água contidas nas nuvens se deparam com as temperaturas muito baixas em grandes altitudes (- 40° acima de 17 dos quilômetros). Da mesma maneira que os raios, o granizo também é formado nas nuvens Cumulonimbus que podem atingir mais de 20 quilômetros de altura.

As pedras de gelo, de acordo com os moradores, caíram principalmente na região conhecida como “Baixinha”, na Rua Itapetinga área onde ocorre a Feira Livre.

Felizmente nenhum dano foi notificado em Pau Brasil devido ao evento.

 

Por Augusto Teixeira.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.