Notícias

1 29/06/2020 10:33

O cortejo fúnebre foi acompanhado por dezenas de pessoas, familiares, parentes, amigos, apoiadores e também adversários políticos.

O corpo do ex-prefeito de Canavieiras, sul da Bahia, Antônio Almir de Santana Melo (MDB), foi sepultado sob forte comoção na manhã desta segunda-feira (29), as 09horas e 15minutos.

Almir faleceu no domingo (28) após dar entrada no Hospital Municipal Regis Pacheco (HMRP). De acordo com informações, o ex-prefeito chegou a unidade reclamando de  falta de ar, cerca de 40 minutos após ser socorrido ele foi a óbito. De início acreditava-se que a causa da morte teria sido um infarto fulminante, todavia não esta descartada a hipótese de COVID-19, doença causada pelo novo coranavírus; o material para exame foi coletado e encaminhando para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEM), em Salvador, o resultado deve sair em aproximadamente 5 dias.

O velório foi realizado no Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Professora Noecia Vidal Cavalcante, na Av. Dr. Otavio Mangabeira (Rua 13). Por conta da pandemia de coronavirus, o acesso ao público foi permitido de dez pessoas por vez.

Velório ex-prefeito Almir Melo - Foto: Hudson Moura

O cortejo fúnebre percorreu as avenidas Otavio Mangabeira, Barão do Rio Branco e Professor Assis Gonçalves no centro da Cidade e foi acompanhado por dezenas de pessoas, entre eles familiares, parentes, amigos, apoiadores e também adversários políticos até o Cemitério Municipal Aristoteles José dos Nascimento.

Justino Melo, irmão do ex-prefeito no cortejo funebre - Foto: Hudson Moura

Almir Melo Jr e sua esposa Elane Melo, filho e nora do ex-prefeito no cortejo funebre - Foto: Hudson Moura

Políticos de todo o estado lamentaram a morte de Almir, o prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas (DEM), ACM Neto, publicou em sua conta no twitter “Lamento muito a morte de Almir Melo, ex-prefeito de Canavieiras e um dos políticos mais expressivos da Bahia. Suas administrações mudaram completamente o perfil de Canavieiras, transformando a cidade em um canteiro de obras”.

O governador do estado Rui Costa do PT disse “Surpreendeu a todos, na tarde deste domingo, a morte de Almir Melo. Ex-prefeito de Canavieiras, era uma das mais respeitadas lideranças políticas do Sul da Bahia. Que deus conforte a todos os familiares e amigos dele neste momento de dor e tristeza pela perda repentina”.

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), escreveu, “Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Almir Melo. Almir era uma importante liderança da região e administrou Canavieiras três vezes. Todo meu sentimento de pesar aos familiares e amigos”, lamentou.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB), publicou "Não apenas a população de Canavieiras está enlutada, mas também o MDB da Bahia", disse Colbert.

Prefeitos da região também prestaram as condolências pela perda do líder dos “correnteiros” como foi o caso de Fernando Gomes prefeito de Itabuna e Antônio Guilherme chefe do executivo municipal de Santa Luzia, cidade onde oi decretado luto de três dias.

Almir Melo foi eleito prefeito de Canavieiras por quatro vezes em 1976, 1989, 1997 e 2013, seus governos foram marcados por grandes obras no município como a construção das pontes de Atalaia e do Cubículo na Transouricana, a pavimentação da BA-001 de Olivença até Canavieiras após intervenção junto ao governo do estado, a construção da rodoviária do Ginásio de Esporte de Canavieiras (GECA) entre outras.

Vida Pública

1964 – Ingressa, através de concurso, no Banco do Brasil S/A – Canavieiras;

1965 – Ingressa no Lions Club, onde ocupou todos os cargos de diretoria (Presidente,    Diretor Regional, e Vice-governador; fundador dos Lions nas cidades de      Camacã, Belmonte, Eunápolis e Porto Seguro);

1976 – Eleito Prefeito de Canavieiras para o mandato 1977 a 1982;

1978 – Eleito Presidente da União das Prefeituras da Bahia;

1983 – Retorna ao Banco do Brasil;

1983 – Nomeado Diretor Regional do Instituto de Cacau da Bahia (ICB);

1986 – Eleito 2º Suplente de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia;

1986 – Foi requisitado pelo Ministério das Comunicações, exercendo função no Gabinete do ministro Antônio Carlos Magalhães;

1989 – Abdica da Assembleia Legislativa da Bahia;

1989 – Eleito Prefeito de Canavieiras (2º mandato);

1990 – Eleito Interventor da Associação dos Municípios da Região Cacaueira     (AMURC);

1993 – Retorna ao Banco do Brasil;

1994 – Nomeado pelo Presidente da República como Assessor Especial dos Correios      e Telégrafos para os estados da Bahia e Sergipe;

1995 – Nomeado Assessor Especial da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da     Bahia;

1997 – Eleito Prefeito de Canavieiras (3º mandato);

2001 – Assume a Secretaria Geral do Partido do Movimento Democrático Brasileiro       (PMDB) na Bahia;

2013 – Eleito Prefeito de Canavieiras (4º mandato);

2018 – Secretário Geral do MDB;

Dentre as obras mais importantes de Almir Melo destacam-se a criação de bairros, construção do Ginásio de Esporte de Canavieiras (GECA), bem como pedido junto ao governo do estado para a ponte da Atalaia e do Cubículo na Transouricana, rodoviária entre outras.

 

Por: Augusto Teixeira

 







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.