Notícias

1 06/08/2020 07:21

Dos 13.135 internos do sistema prisional da Bahia, apenas 1,2% foi submetido a testes para diagnóstico da infecção pelo coronavírus. Entre os servidores do Sistema Penitenciário da Bahia, 2.131 realizaram exames. As informações constam nos relatórios de monitoramento da pandemia da Covid-19 nos presídios, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  Os primeiros dados de testes do coronavírus realizados em presos e servidores só aparecem a partir de 20 de julho nos relatórios do CNJ. A entidade já divulgou quatro edições de um monitoramento que concentra informações sobre comitês de acompanhamento, penas pecuniárias, testagem de internos e servidores e insumos disponíveis.

O relatório mais recente (4ª edição), divulgado na quarta-feira (5/8), mostra que até 3 de agosto a Bahia testou 165 pessoas privadas de liberdade, o número equivale a pouco mais 1,2% do total, de acordo com dados da população carcerária baiana informados no site da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Nesta edição mais recente, os dados sobre testagem de presos e servidores são iguais ao do boletim anterior, a 3ª edição, que considerou dados enviados à entidade até 20 de julho.

No sistema socioeducativo, a que são submetidas as crianças e adolescentes que cometem infrações, houve crescimento no número de testes de Covid realizados, ao comparar a 3ª e 4ª edição do relatório do CNJ.

Até 20 de julho haviam sido informados a realização de testes em 354 internos do sistema socioeducativo, e em 1.362 servidores. No novo boletim, o número de internos testados cresceu 85%, ao saltar para 656. Em relação aos servidores o número foi alterado apenas em um: 1.363.

O boletim do CNJ ainda informa que, desde o início da pandemia, o sistema carcerário baiano registra 106 casos positivos para a Covid-19 entre os encarcerados e 428 casos entre os servidores do sistema, com quatro mortes na categoria. Já no sistema socioeducativo, o número de infecções contabilizadas entre os adolescentes e jovens privados de liberdade é de 65 e entre os servidores dessas unidades, 175, com registro de duas mortes. Os números, no entanto, estão desatualizados e dão margem à realidade baiana até o dia 27 de julho. Cabe aos órgãos estaduais notificarem o Conselho Nacional de Justiça a respeito dos dados da pandemia no sistema prisional. As informações são do Bahia Noticias







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.