Notícias

1 07/08/2020 08:11

A Secretaria da Educação do Estado segue, até o dia 14 de agosto, com a testagem para o novo coronavírus dos estudantes das escolas estaduais, em Jequié, no sudoeste da Bahia. A iniciativa, que começou na segunda-feira (3) com professores e funcionários, faz parte do protocolo para a tomada de decisões relacionadas à retomada do ano letivo e já foi realizada em Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca. 

Em Jequié, no total, serão testadas 10.771 pessoas, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, em 13 escolas estaduais e quatro anexos do município. A ação também envolverá os municípios de Itabuna e Ilhéus. Nesta quinta-feira (6), o atendimento foi voltado aos estudantes da zona rural e da Educação Inclusiva.

O estudante da Educação Especial Aaron da Silva Soares, 17 anos, que faz o curso técnico em Informática, no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Régis Pacheco, aprovou a iniciativa. "Duas vezes na semana, faço atendimento na sala de Recursos Multifuncionais, no período vespertino. Fiz o teste para o Coronavírus  e meu resultado foi negativo. Com isso, fui parabenizado pelo profissional de Saúde, que me disse as seguintes palavras: 'seu resultado foi negativo, pois você cumpriu todas as normas de isolamento social. Continue assim e sempre que for sair use máscara e faça o uso do álcool em gel'. Agradeço pela iniciativa e, desde já, aproveito a oportunidade para parabenizar os profissionais de Saúde que estão trabalhando na linha de frente", afirmou. 

Segundo o estudante Daniel Costa Couto, morador do distrito Barragem de Pedras, que faz o curso técnico em Administração no Ceep Régis Pacheco, o procedimento foi rápido e eficiente. "Fui bem recebido e observei que a equipe gestora do colégio estava bem organizada. O atendimento foi sem fila, sem aglomeração e com todos os cuidados possíveis. Quem não fez, faça, pois é uma oportunidade única e é bem rapidinho, coisa de 15 minutos. Fazendo isso, o estudante vai se cuidar e, também, cuidar da saúde do seus familiares e amigos". 

Para a realização dos testes, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os testes estão sendo aplicados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, com o acompanhamento dos gestores escolares e das equipes técnicas da Secretaria da Educação do Estado, do Núcleo Territorial de Educação (NTE) e do Núcleo Regional de Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Outros municípios 

No município de Ilhéus serão testadas 12.327 pessoas, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários, localizados em 18 escolas, entre elas quatro unidades indígenas. Em Itabuna, a testagem ocorrerá em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 professores e 207 funcionários. O período de testagem, nesses municípios, ainda será divulgado.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.