Notícias

1 12/08/2020 14:50

A Bahia ficou em terceiro lugar como principal destino de viagens domésticas no Brasil no ano de 2019. Entre abril e agosto, foram realizadas 1,788 milhão de viagens domésticas para o estado, o que representou 8,7% de todas as 20,617 milhões de viagens ocorridas no território nacional neste período. Em primeiro e segundo ficaram, respectivamente,  São Paulo e Minas Gerais, sendo que, desses três, apenas a Bahia recebeu mais viagens do que originou no ano passado (mais 190 mil).  

As informações são do módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), com base em levantamento realizado no terceiro trimestre de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em convênio com o Ministério do Turismo. O estudo teve como objetivo quantificar e caracterizar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do país e para o exterior. 

No saldo como destino de viagens domésticas, em 2019, com mais viagens chegando do que saindo do estado, a Bahia ficou abaixo apenas de Santa Catarina (mais 235 mil viagens chegando do que partindo).  

Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, os dados são uma confirmação dos trabalhos realizados pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) para atrair o maior número de visitantes às 13 zonas turísticas do Estado. “Passamos todo o ano promovendo a Bahia em feiras nacionais e internacionais, negociando a ampliação da malha aérea e de cruzeiros marítimos e investindo em capacitação e infraestrutura para bem acolher o turista, e o resultado foi esta forte movimentação em todo o Estado”. 

Segundo o secretário, o momento importante de ascensão foi interrompido infelizmente pela pandemia do Covid-19, que teve no turismo um dos setores mais impactados. “Apesar de sermos atingidos em cheio, isto não nos deteve, ao contrário, estamos agora empenhados em promover uma retomada gradativa e segura para que, mais adiante, quando tudo isso tiver passado, a Bahia esteja ainda mais repleta de turistas, como lugar privilegiado e rico de atrativos que é”.  

Sol e praia - Outro dado apontado pelo levantamento do IBGE foi de que os brasileiros em geral buscam mais sol e praia (motivação para 34,3% das viagens de lazer no país). Com uma faixa litorânea de grande extensão, a Bahia é um paraíso de praias belas e atraentes, que se estendem desde o sul, com lugares badalados como Porto Seguro e Trancoso, passando por Morro de São Paulo e Boipeba, na Costa do Dendê, ao norte, onde estão Praia do Forte, Costa do Sauipe e Conde, entre outros recantos procurados de sol e mar.  

O estudo mostrou também que o avião foi o terceiro meio de transporte mais utilizado no país para viajar (em 15,3% das viagens).







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.