Notícias

1 16/04/2024 09:06

A Costa Rica decretou estado de emergência em resposta a um aumento drástico de moscas da bicheira do Novo Mundo, também conhecidas como moscas carnívoras. Esses insetos parasitas causam infecções dolorosas e, em alguns casos, fatais tanto em animais quanto em seres humanos.

 As moscas carnívoras, originárias de partes da América do Norte e do Sul, depositam suas larvas em feridas abertas, criando o ambiente ideal para se alimentarem de carne e tecidos. Segundo o jornal britânico Daily Star, o primeiro caso humano no país foi registrado em março deste ano.

O surto já afetou rebanhos de gado e também infectou animais de estimação e pessoas.

As autoridades costarriquenhas estão tomando medidas para controlar a disseminação dessas moscas carnívoras, em colaboração com o Departamento de Agricultura dos EUA, que já conseguiu erradicar essa praga na América do Norte durante a década de 1960.

As fêmeas dessas moscas depositam entre 100 e 350 ovos de uma só vez, e esses ovos eclodem em menos de 24 horas. A infestação se espalha rapidamente entre os animais, uma vez que as fêmeas são atraídas pelo odor de feridas infestadas.

As larvas dessas moscas se alimentam de carne e tecidos, causando infecções dolorosas e resultando na perda de tecido. Se não forem tratadas adequadamente a tempo, essas infecções podem levar à morte de um animal em até duas semanas.
 


* Terra Brasil Notícias







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.