Notícias

1 02/12/2020 16:05

A tradicional Regata Aratu-Maragojipe terá o percurso alterado em 2020 e, pela primeira vez em 50 anos, não poderá chegar a Maragojipe como nos anos anteriores. Conforme a diretoria do Aratu Iate Clube, mudança acontece após o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Reserva Extrativista Marinha da Baía de Iguape proibir a passagem da regata pelo trecho sob jurisdição do órgão, que é ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com a decisão, divulgada pelo Ministério em 25 de novembro, a solicitação para a autorização deveria ter sido protocolada em, no mínimo, 100 dias antes da data prevista para a realização do evento. O pedido, contudo, foi feito no dia 24 do mesmo mês e o evento está agendado para acontecer em 5 de dezembro deste ano.

Além disso, o ofício alega que “diante da situação de emergência em saúde pública de importância internacional em decorrência da infecção humana pelo covid-19, o ICMBio instituiu a suspensão de visitação pública em todas as unidades de conservação federais através da Portaria ICMBio n. 227 de 22 de março de 2020, como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus”.

Por causa da determinação e após entendimento entre a diretoria do Aratu Iate Clube, FVOBA, FENEB e a Capitania dos Portos do Estado da Bahia, ficou decidido que o percurso da regata será reduzido e “a chegada ocorrerá nas proximidades da localidade de São Roque do Paraguaçu, portanto fora da jurisdição do ICMBio”.

“Após consulta as leis federais que comprovam a alçada e o poder de impugnação do citado instituto e não obstante a perplexidade com que recebemos a absurda negativa, buscamos amparo jurídico para uma eventual contestação, que infelizmente foi inviabilizada pela falta de prazo para tramitação, por motivos óbvios que permeiam as leis do nosso País”, lamentou o Aratu Iate Clube.

Ainda em nota, a diretoria afirmou que os detalhes do evento ainda serão divulgados pela organização técnica e que um local próximo à linha de chegada será escolhido para a tradicional confraternização dos velejadores e também para a premiação.

“Por entender que a Regata Aratu Maragojipe extrapola as fronteiras do AIC e pode ser considerada como um patrimônio da Vela Baiana, pedimos a todos os amigos velejadores que compreendam a motivação dessa mudança e prestigiem o evento nesse diferente formato”, concluiu.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.