Notícias

1 02/12/2020 16:06

O Ministério da Educação (MEC) desistiu da volta às aulas presenciais a partir do mês de janeiro, após recusa das universidades federais. A portaria que determina o retorno às atividades, publicada nesta quarta-feira (2/12) no Diário Oficial da União, será revogada. O ministro Milton Ribeiro afirmou que as escolas não estão preparadas para o retorno às aulas presenciais e que abrirá uma consulta pública para ouvir o “mundo acadêmico” antes de tomar uma nova decisão.

Assim como a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) não vai obedecer à portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (2). A medida, assinada pelo ministro substituto Antônio Paulo Vogel, indica que "as instituições integrantes do sistema federal de ensino deverão integrar esforços para o desenvolvimento de ações destinadas a retomar suas atividades com segurança, respeito à vida e às comunidades" em janeiro do próximo ano.

De acordo com a portaria, isso significa promover a divulgação das regras e orientações para colocação, uso e descarte das máscaras e incentivar a implementação de medidas de prevenção e controle na comunidade escolar, entre outras ações. O ato institui ainda um "Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades" (saiba mais aqui).

No entanto, a medida não foi bem recebida por parte da comunidade acadêmica. Em vídeo publicado no Instagram da UFRB, o reitor Fábio Josué rechaçou a determinação do MEC. "Recebemos com estranheza a publicação dessa portaria no momento em que assistimos em várias regiões do país e do mundo o crescimento do número de pessoas afetadas pela Covid e uma indefinição quanto à vacinação em massa da população brasileira", criticou Josué. As informações são da CNN Brasil e Bahia Notícias







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.