Notícias

1 20/09/2021 14:59

A permanência de sintomas de Covid-19 por muito tempo em alguns pacientes pode ser explicada por uma reação autoimune causado pelo coronavírus no organismo, sugere um estudo da agência de saúde americana National Institutes of Health (NIH)

“Não podemos afirmar com certeza que é uma doença autoimune, mas é o que realmente começa a parecer”, disse o pesquisador da University of Arkansas for Medical Sciences, John Arthur, ao Business Insider.

Em publicação recente, Arthur e outros colegas pesquisadores sugerem que alguns pacientes com Covid-19 desenvolvem anticorpos que atacam suas próprias proteínas, o que acontece normalmente em doenças autoimunes. O processo causa uma inflamação que pode desencadear a Covid longa. “Tudo se encaixa até agora”, acrescentou o pesquisador. Com isso, sintomas como falta de ar, fadiga, perda de olfato e dores musculares permanecem por muito tempo em alguns infectados.

Segundo os cientistas, quando alguém é infectado com o vírus, seu corpo desenvolve anticorpos para neutralizá-lo. No entanto, o sistema imunológico de determinados pacientes identifica, de maneira errada, alguns desses anticorpos como uma ameaça.

Caso a teoria investigada se confirme, os tratamentos contra a doença devem sofrer modificações. Medicamentos para pressão arterial, por exemplo, poderiam ser utilizados para combater a inflamação.

O grupo avaliou amostras de sangue de 32 pacientes com Covid-19 que doaram seus plasmas e outros 15 que foram hospitalizados na University of Arkansas. Aproximadamente 81% dos doadores de plasma e 93% dos internados desenvolveram um anticorpo que inibiu as enzimas ACE2. Elas servem como porta de entrada para o coronavírus, mas também são importantes para acalmar o sistema imunológico.

 

Fonte: A Tarde







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.