Notícias

1 23/08/2017 00:10

Um exame ocular não invasivo poderá detectar a doença de Alzheimer duas décadas antes de os primeiros sintomas começarem a surgir, aponta um estudo realizado por pesquisadores americanos.

O exame foi criado por cientistas do Cedars-Sinai Medical Center, um hospital em Los Angeles, Califórnia. O teste foi realizado em 16 pacientes e mostrou ser tão preciso quanto a tomografia por emissão de positrons (TEP) – uma técnica de imagiologia que necessita que o paciente seja injetado com uma substância radioativa.

No teste, os 16 pacientes de Alzheimer tiveram que tomar uma bebida que inclui curcumina, um componente natural da cúrcuma, também conhecido como açafrão da terra. A curcumina faz com que a placa amilóide na retina ‘acenda’ e seja detectada pelo exame dos olhos – o mesmo que é feito pelos oftalmologistas para detectar problemas como glaucoma ou degeneração macular.

Os indivíduos foram comparados a um grupo de pessoas mais jovens e cognitivamente saudáveis e descobriu-se que os resultados que obtiveram no exame aos olhos eram tão precisos quanto os encontrados através de métodos invasivos padrão, através da análise do cérebro postumamente.

Segundo o Daily Mail, os especialistas apontam que esta descoberta é um dos maiores avanços da pesquisa ligada à doença de Alzheimer até o momento, oferecendo o primeiro sinal de um teste econômico e não invasivo.

"As descobertas sugerem que a retina pode servir como uma fonte confiável para o diagnóstico da doença de Alzheimer", disse a principal autora do estudo, a Dra. Maya Koronyo-Hamaoui, neurocirurgiã no Cedars-Sinai. Ainda é preciso mais testes para que o teste passe a ser utilizado pelos médicos.

Notícias ao minuto







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.