Notícias

1 16/10/2017 19:16

O Festival Gastronômico do Caranguejo 2017 de Canavieiras já deixou saudade, Neste domingo (15), último dia do evento que reuniu centenas de visitantes e nativos teve apresentações de Léo Sobrinho, Lordão e Carlota Joaquina. A festa que durou cinco dias veio com uma estrutura completamente nova e começou na quarta-feira (11), no Sítio Histórico e na Praia da Costa.

No sábado (14), o dia começou com o Caranguejódromo e seguiu com atividades esportivas, apresentações culturais, Cozinha Show e as atrações Thiago Camargo, Princesinha, Patchanka, Sinho Ferrary e Love Hits.

Sexta-feira (13), a mesma programação e os shows de Radiokane, Adilson Nascimento, Vitrola Baiana, Pablo e Lord City.

Quinta-feira (12), feriado da padroeira do Brasil e dia das crianças, foi realizada a Feira da Agricultura Familiar, batizada de, "Riquezas de nossa Terra", abertura do Caranguejódromo com premiações para as catadeiras mais antigas, para o pescador de caranguejo com a melhor estória de pescador, Além de sorteios de pratos típicos e premiações entre as barracas. Apresentações Culturais (Paria da Costa). À noite o som de Léo Lima, Banda Maria Bretheira (Iara Silva), animou as crianças com show voltado especialmente a eles. No palco principal show de banda Via de Acesso, Jau e Bruta Raça.

No primeiro dia, quarta-feira (11), aconteceu a abertura oficial do evento na Secretaria da Educação (SEMEDE), com a presença do prefeito Dr. Almeida, acompanhado de sua equipe e representantes do Governo do Estado, autoridades regionais, desfile temático. O show da cantora Laíz Marques, abriu a noite cultural, em seguida a escolha da Musa do Caranguejo 2017, vencido por Carolina Santos, a jovem foi presenteada pela Costa Sul FM com um dia de beleza no salão Beauty Hair, o segundo lugar ficou com Caroline Campos,  presenteada com um tratamento de beleza também no salão Beauty Hair, já o terceiro lugar ficou com Karen Cardoso, ela faturou um jantar no restaurante Maguro Sushi.

As bandas Filomena Bagaceira, Kiko Salli e Toma Swingão foram as atrações do palco principal.

Todas as apresentações foram transmitidas ao vivo pela Costa Sul FM.

O Festival deste ano atendeu a todas as idades de públicos e todos os nichos de mercados, com participação de todo o trade local, barracas de praias, baianas de acarajés e de abarás. Com decoração totalmente voltada para a proposta ambiental e os devidos respeito ao propósito de sustentabilidade e conservacionismo. 

Todos os dias além das festividades com barracas e ofertas de pratos como bolinho de puã, puã a milanesa, puã recheada, casquinho de caranguejo, moqueca e caranguejo ao molho, ainda houve espaço para debate cientifico e capacitação para a comunidade envolvida no pescado, manuseio e comercialização do produto, além da conscientização para a preservação da espécie.

Canavieiras tem um dos maiores habitat do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) que vivem exclusivamente áreas de manguezal, sendo esse um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, provendo uma farta oferta de alimento e retém detritos, com sumária importância para a vida de várias espécies marinha e também para as que habitam a área de transição.

A cidade se destaca como uma das mais relevantes na culinária de peixes, mariscos e envolvidos dentre as cidades do litoral da Bahia. Uma variada oferta de produtos compõem os cardápios de bares e restaurantes do município. Com caranguejo são feitos catados, moquecas, mariscadas, Paella, Caranguejo Cozido, Puãs Empanadas, saladas, tapiocas, pizzas, lasanhas e casquinhos, o famoso prato Cabeça de Robalo, de origem e exclusivo da culinária Canavieirense.

 

 

Costa Sul FM







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.