últimas notícias

Esportes

1 23/07/2021 11:25

Centenas de pessoas se reuniram nas proximidades do Estádio Olímpico de Tóquio horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos de 2020 nesta sexta-feira, 23, na esperança de ver detalhes da abertura e absorver o espírito olímpico, apesar das rígidas restrições sanitárias que impediram a presença do público nas arquibancadas.

Apenas algumas centenas de líderes e representantes foram autorizados a testemunhar a cerimônia de dentro do estádio, então, os fãs do movimento olímpico deverão se contentar com "assistir" ao evento do lado de fora. "Estamos aqui pela clima, pela iluminação e pelos fogos de artifício", disse Mako Fukuhara à AFP do lado de fora da arena.

"Esperamos ver a cerimônia de abertura, ou, pelo menos, o clima da cerimônia. Até agora, nada fazia a gente sentir os Jogos, mas, agora que estamos no estádio, dá para notar o clima olímpico", disse ele.

Perto dali, uma multidão se aglomerou em torno do Museu Olímpico, próximo ao estádio reformado, e uma grande fila se formou para tirar fotos ao lado dos anéis olímpicos.

Nos últimos meses, as pesquisas revelaram que a maioria dos japoneses se opõe à realização dos Jogos, principalmente no momento atual, com o maior número diário de pessoas infectadas pela covid-19 na capital japonesa desde o fim do inverno no país.

A relutância parece desaparecer aos poucos, porém, à medida que os atletas foram chegando ao arquipélago, e milhares de pessoas se deslocaram pela capital para assistir a uma manifestação da Força Aérea japonesa.

Do lado de fora da estação ferroviária de Sendagaya, bem perto do estádio, um pequeno grupo de pessoas fez um protesto contra o evento, enquanto outras usaram megafones para expressar seu apoio.

"Estou feliz com o início dos Jogos. É um orgulho para mim, como japonesa", disse uma mulher que preferiu não se identificar.

Aiko Hirota chegou seis horas antes do início da cerimônia para absorver o clima. "Embora não haja espectadores, o ambiente é muito impressionante", reconheceu.

"Espero que, apesar de os Jogos serem disputados com os portões fechados, os atletas sintam que há muitas pessoas que os apoiam", acrescentou.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.