Notícias

1 02/03/2021 15:11

Dos 26 estados Brasileiros, mais Distrito Federal, 18 estão com mais de 80% dos leitos de UTI para a Covid-19 ocupados. Por isso, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) clama por lockdown imediato para locais com mais de 85% de ocupação e toque de recolher nacional no período de 20h às 6h. 

O levantamento, quinzenal, foi feito pelo Observatório Fiocruz Covid-19. De acordo com a pesquisadora Margareth Portela, que participa do grupo, o aumento em uma semana foi de seis estados para nível de alerta.

Além da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Tocantins, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás estão em situação crítica. "Sem dúvida, este é o pior momento. Houve momentos em que tivemos até 7 estados na zona crítica", afirmou Margareth Portela.

Na carta emitida pelo Conass, gestores criticam a falta "de uma condução nacional unificada e coerente" no Brasil para a crise. A baixa demanda de vacinas também é um problema. "Infelizmente, a baixa cobertura vacinal e a lentidão na oferta de vacinas ainda não permitem que esse quadro possa ser revertido a curto prazo. O atual cenário de crise sanitária vivida pelo País agrava o estado de emergência nacional e exige medidas adequadas para a superação", escreveram.  As informações são do jornal Estado de S. Paulo.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.