Notícias

1 02/03/2021 15:56

O programa Covax entregará 237 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 a cerca de 142 países até o final de maio, anunciou nesta terça-feira (2) diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Covax é um programa administrado por uma coalizão que inclui a Vaccine Alliance, conhecida como Gavi, e a Organização Mundial da Saúde (OMS), e é financiado por doações de governos, instituições multilaterais e fundações. Sua missão é comprar vacinas contra o coronavírus em grandes quantidades e enviá-las para as nações mais pobres que não podem competir com os países ricos na obtenção de contratos com as principais empresas farmacêuticas.

Durante uma coletiva de imprensa virtual, Tedros disse que quando a história da pandemia for escrita, Covax “será um de seus maiores sucessos”.

Só nesta semana, a Covax entregará um total de 11 milhões de doses, de acordo com Tedros.

“Quando a pandemia Covid-19 estourou no ano passado, sabíamos que as vacinas seriam uma ferramenta vital para mantê-la sob controle. Mas também sabíamos, por nossa experiência com o HIV, a pandemia de H1N1 e outras doenças, que as forças do mercado sozinhas não proporcionariam a distribuição equitativa das vacinas”, disse Tedros.

A implantação da vacina pelo programa já está em andamento, com Gana e Costa do Marfim se tornando os primeiros países a receber as doses por meio da Covax na semana passada, segundo Tedros.

 

Fonte: CNN BRASIL







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.