Notícias

1 19/04/2021 17:17

Instituto Gamaleya diz que dados tem com base a taxa de infecção entre os 3,8 milhões de vacinados duas doses na Rússia; estudo deve ser publicado em maio

A vacina Sputnikv V tem eficácia de 97,6% contra o novo coronavírus, afirmou nesta segunda-feira (19) o Instituto Gamaleya, que desenvolveu o imunizante russo. Ainda conforme o instituto, os dados serão revisados por outros cientistas e publicados em uma revista médica em maio.

De acordo com a farmacêutica russa, os dados de eficácia têm como base a análise da taxa de infecção entre os 3,8 milhões de vacinados com duas doses na Rússia entre 5 de dezembro e 31 de março.

De acordo com cruzamento do número de pessoas que foram vacinadas com a Sputnik V com o de cidadãos russos que foram infectados com Covid-19, a taxa de infecção a partir do 35º dia depois da primeira dose foi de apenas 0,027%.

Por outro lado, a taxa de incidência da doença entre a população adulta não vacinada foi de 1,1% a partir do 35º dia depois do início da vacinação em massa na Rússia.

“A real eficácia da vacina Sputnik V pode ser ainda maior do que os resultados de nossas análises demonstram, uma vez que os dados do sistema de registro de casos permitem um lapso de tempo entre a coleta da amostra (a data real da doença) e o diagnóstico”, disse, em comunicado, Alexander Gintsburg, diretor do Instituto de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya.

Já o CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) – que financiou o desenvolvimento da vacina –, Kirill Dmitriev, afirmou que os novos dados mostram que a Sputnik V apresenta “uma das melhores taxas de proteção contra o coronavírus entre todas as vacinas”.

"Dados publicados pelo principal jornal médico The Lancet demonstraram a eficácia do Sputnik V em 91,6%. A análise dos dados da taxa de infecção de quase 4 milhões de vacinados na Rússia mostra que a eficácia da vacina é ainda maior, chegando a 97,6%”, destacou.

“Os países que aprovaram o uso do Sputnik V fizeram a escolha certa ao escolher uma das ferramentas mais eficazes para a prevenção do coronavírus.”

De acordo com o Gamaleya, a Sputnik V já foi aprovada para uso em 60 países com uma população total de 3 bilhões de pessoas. 

“O imunizante ocupa o segundo lugar entre as vacinas contra o coronavírus em todo o mundo em termos de número de aprovações emitidas por reguladores governamentais”, disse a farmacêutica.

 

Fonte: CNN







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.