Notícias

1 01/08/2021 10:59

Uma fazenda produtora de café foi flagrada furtando energia no município de Alcobaça, no início da semana.

Materiais foram apreendidos em operação deflagrada pela Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba), em conjunto com a Polícia Civil e Técnica. De acordo com a Coelba, a ligação clandestina desviava 700 mil quilowatt-hora (KWh), energia suficiente para abastecer mais de seis mil residências durante um mês.

A polícia apreendeu no local 150 metros de cabos, um transformador clandestino, isoladores e demais equipamentos que eram utilizados em uma rede elétrica construída para levar a energia furtada até a unidade.

Ainda segundo informações da Coelba, o desvio de energia ocorria há aproximadamente cinco anos. O proprietário da fazenda responderá pelo crime de furto de energia e pagará o valor desviado, que será revertido para a sociedade. Furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.

Em nota, a companhia revelou ainda que a fazenda alvo desta operação foi mapeada através de análises de softwares, associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, e que auxiliaram as ações de investigação de campo.

*Bahia ba







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.