Notícias

1 18/09/2021 11:29

A recuperação da BA-001 vai contribuir para o desenvolvimento do turismo no estado

A BA-001, estrada que corta cidades do Recôncavo e do Baixo Sul da Bahia, e muito utilizada por quem segue em direção ao Litoral Sul baiano, terá mais de 100 quilômetros, entre Nazaré e Valença e de Itacaré a Ilhéus, recuperados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Outros 118 quilômetros da rodovia, entre Valença, Camamu e Itacaré, já estão com serviços de manutenção em andamento. A restauração dos trechos será importante para o desenvolvimento do turismo no estado. Os municípios de Valença e Camamu estão na Costa do Dendê, e Itacaré e Ilhéus pertencem à Costa do Cacau. Juntas, essas regiões recebem cerca de 1,5 milhão de visitantes por ano, segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

A abertura dos envelopes com as propostas, que é a próxima etapa da licitação, está prevista para o próximo dia 26 de outubro. A obra faz parte do Programa de Recuperação e Manutenção de Estradas (Premar) e teve o aviso de licitação publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). “Agora, os moradores do Baixo Sul e Litoral Sul passarão a ser beneficiados com um total de 218 quilômetros da BA-001 em requalificação. No trecho que liga Valença a Itacaré, a empresa responsável pela obra está aguardando a emissão da licença ambiental para o funcionamento da usina de asfalto a fim de iniciar os serviços de recuperação. É uma rodovia que será bastante impactada com a construção da Ponte Salvador-Itaparica”, destaca o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

Infraestrutura

Nos últimos dois anos, o Governo do Estado tem feito importantes ações na área de Infraestrutura nas regiões do Baixo Sul e do Litoral Sul. No Baixo Sul, o acesso à Jaguaripe, na BA-883, está sendo recuperado. No Litoral Sul, a Ponte Ilhéus-Pontal e a pavimentação do acesso às praias de Itacaré foram inauguradas em 2020. A duplicação da BA-001, em Ilhéus, do entroncamento da BR-251 até o Hotel Opaba, foi concluída este ano. A restauração do acesso a Itabuna, na BR-101, se encontra em execução.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.