Notícias

1 28/09/2021 14:45

O Banco de Brasília (BRB) deverá instalar 42 agências fiscais no estado e correspondentes fiscais em todos os municípios, por determinação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O banco será o novo agente exclusivo para a prestação de serviços de captação e administração dos depósitos judiciais, administrativos e fianças, bem como dos recursos destinados ao pagamento de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV), a partir de janeiro de 2022.

A presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), juíza Nartir Weber, se reuniu na segunda-feira (27/9) com o secretário de Administração do Tribunal, Fabrício Ferreira, e com a diretora de Finanças, Joseli Passos Alves, com quem dialogou sobre os serviços que serão prestados pela instituição financeira, que venceu a licitação.

A Amab acompanhará o processo de passagem do Banco do Brasil para o Banco de Brasília, com a indicação de um representante para a Comissão de Transição de Depósitos Judiciais, que tem como presidente a desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar. O colegiado deverá zelar pela segurança e efetividade da transição, integrada pelos setores estratégicos das atividades meio e fim, bem como elaborar e executar o cronograma das atividades.

Segundo a diretora de Finanças do TJ-BA, Joseli Alves, o contrato com o Banco do Brasil expirou no dia 17 de janeiro de 2021, mas foi prorrogado, mediante termo aditivo, para o dia 17 de janeiro de 2022. Foi deflagrado, então, processo licitatório para nova contratação, cumprindo determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Somente o Banco de Brasília participou da licitação. O contrato de prestação de serviços será de cinco anos, podendo ser prorrogado por mais um. O Banco do Brasil manteve o posicionamento já firmado de não participar de licitações.

A instituição contratada deverá ainda utilizar meios para “possibilitar condições técnicas e logísticas para captação e gerenciamento dos depósitos à ordem do contratante, através de sua rede de agências, postos de atendimento e correspondentes em todo o território nacional”, conforme previsto no edital. A avaliação das ações do banco contratado será balizada por um Acordo de Níveis de Serviço (ANS), que tem por finalidade estabelecer critérios objetivos para a aferição da qualidade dos serviços prestados. O saldo dos depósitos judicias totalizava o montante de R$ 5,4 bilhões em 31 de dezembro de 2020.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.