Notícias

1 26/10/2021 09:39

Em homenagem a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Fundação Pedro Calmon oferece tecnologias assistivas de incentivo ao livro

Dando continuidade às ações comemorativas da Semana Nacional do Livro e Leitura, instituída pelo Decreto n° 84.631, a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) apresenta um conjunto de dados e informações que compõem a Diretoria de Biblioteca Pública (DIBIP).

Composta por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador (uma delas a Biblioteca de Extensão), uma na cidade de Itaparica, na Ilha de Itaparica, e uma biblioteca virtual, a DIBIP registra aproximadamente 900 mil exemplares em seu acervo.

Acessibilidade 

Destaque para a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB) que além do seu tradicional acervo com mais de 600 mil exemplares, a unidade contabiliza aproximadamente seis mil livros no setor Braille. Criado a partir do decreto 22.103 de 4 novembro de 1970, o setor realiza atividades no apoio ao ensino da escrita Braille, à leitura e pesquisa para pessoas cegas ou com baixa visão.

Segundo Marcos Viana, diretor da BCEB, “é um setor que busca facilitar a inserção social, cultural e econômica deste público, favorecendo a cidadania plena”. O setor dispõe de tecnologias assistivas como a impressora Braille, Lupa eletrônica, conversor de texto para escrita Braille, audiolivros e livros em Braille e tinta Braille, regletes, jogos adaptados, cabines acústicas para estudos e gravações, além dos óculos Orcam My Eyes.

Acervo Virtual - A Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP), através das revistas, exposições e dossiês, com curadoria e textos de pesquisadores, disponibiliza ao público a produção historiográfica especializada sobre a Bahia. Composta por publicações digitais, as obras se encontram em domínio público, preservando e promovendo o acesso universal a fontes historiográficas de forma multimídia, hipertextual e interativa.

Todas as unidades dispõem e utilizam o sistema Pergamum como ferramenta de gestão de informação para manutenção dos acervos. O sistema também permite que o leitor acesse o catálogo de forma on-line consultando publicamente todo o acervo inserido como; livros, monografias, dissertações, teses, periódicos, obras raras, material audiovisual e Braile.

Para Vanessa Santos, responsável pela Gerência Técnica (GETEC) da DIBIP, através deste sistema é possível inserir documentos online de livre acesso. “Essa ferramenta foi de extrema importância para nossos leitores que no momento da pandemia não puderam acessar as unidades de bibliotecas”, pontua.

De acordo com dados da GETEC, atualmente o sistema tem aproximadamente 30 mil leitores inscritos que podem utilizar os serviços das bibliotecas como: empréstimo, reserva e renovação de forma virtual.

Assistência e doações 

A DIBIP além de prestar assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura - em todos os territórios de identidade do Estado -, oferta cursos de capacitação para os funcionários e promove doações de obras, a fim de garantir o crescimento e/ou criação de acervo das unidades e instituições parceiras da capital e do interior. Atualmente a FPC possui 80 convênios vigentes para assistência técnica com Bibliotecas Municipais.

Durante o ano de 2021, seguindo o protocolo de recomendações técnicas, foi possível através da GETEC, realizar a distribuição de aproximadamente 2 mil exemplares - divididos entre livros, periódicos e materiais audiovisuais - para os municípios de Almadina, no Litoral Sul, Laje, no Vale do Jiquiriçá, Olindina, no Litoral Norte e Agreste Baiano, e Igaporã, na região do Velho Chico.

 







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.