Notícias

1 26/10/2021 15:25

Seminário com Márcia Nunes Murá, indígena da tribo Murá, trata sobre as tecnologias ancestrais e inovações de garantia para uma vida melhor

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é comemorada todos os anos durante o mês de outubro. Na Bahia, em 2021, quando ocorre a 18ª SNCT, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação antecipou as comemorações e desde o início do mês promove diversas ações para demonstrar a importância da área na vida de toda a sociedade baiana.

Entre as ações, estão a inauguração de espaços, o lançamento de edital e também debates como o que acontece na quarta-feira (27/10) sobre a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.

O evento acontece de maneira virtual e será transmitido pelo Canal do YouTube Secti Bahia, a partir das 14h, com programação diversa, que envolve, entre outras coisas, apresentação do Neojibá.

Durante o evento, também serão apresentadas as propostas aprovadas no estado pelo edital CNPq, juntamente com representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e Instituto Federal Baiano (IFBaiano) com o intuito de unir as ações para a semana.

A secretária Adélia Pinheiro destaca que as ações para fortalecimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação são promovidas durante todo o ano, mas o mês traz a simbologia de atrair ainda mais a sociedade para a temática.

“Nós, do Governo do Estado, sempre buscamos fazer com que essas ações cheguem ao máximo de baianas e baianos. A SNCT possibilita o que chamamos de popularização da ciência, um momento em que colocamos em evidência tudo aquilo que o segmento produz e que retorna à população em geral em forma de benefícios. Fomentamos esta proximidade com nosso povo através de políticas públicas, como, por exemplo, o edital lançado pela Fapesb para apoiar eventos científicos que integra a educação básica e as universidades”.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano discute a retomada da dinâmica de desenvolvimento sustentável no planeta, a partir dos conhecimentos científicos, acadêmicos e populares.

Para dialogar sobre o tema central do evento, a Secti traz a palestrante indígena Márcia Nunes Murá, do Povo Indígena Murá, em um diálogo com foco em tecnologias ancestrais e outras inovações possíveis de garantia para uma vida melhor no planeta.

O objetivo é fortalecer a cultura e gerar práticas ambientais sustentáveis, culturais e políticas para a sociedade como um todo.

Confira a programação:

14h – Abertura
Secretária Adélia Pinheiro
Sub secretário de Educação: Danilo de Melo Souza
Maestro Neojiba - Ricardo Castro
Neojibá (5 minutos)
Reitor UFBA: João Carlos Salles
Reitor IFBaiano: Prof. Geovane Barbosa do Nascimento
Reitor UFRB: Fábio Josué Souza dos Santos

14h30 – Seminário Integrador: Apresentação propostas aprovadas no edital CNPq 06/2021 (UFRB, UFBA, IFBaiano)
Mediação: Profª Drª Rosely Cabral
Palestrantes: Paulo Nascif – UFRB
Ecivaldo Matos – UFBA
Ivan Pereira - IFBaiano

15h30 – Apresentação da série de minicursos de curta duração
Mediação: Tilson Nunes - SECTI
Palestrantes: Handerson Leite – Fapesb
Helca Alves – SDR
Ecivaldo Matos – UFBA
Josué Oliveira - IFBaiano

16h Conferência A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta
Mediação: José Tosato
Palestrante: Márcia Marciel Murá







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.