Notícias

1 26/10/2021 15:59

O município de Brejões comemora nesta terça-feira, dia 26 de outubro de 2021, 97 anos de emancipação política e administrativa, a cidade pertence ao estado da Bahia e faz parte do Vale do jequiriçá.

História da cidade começa no ano de 1808, quando partiu de Nazaré uma bandeira chefiada pelo português Manoel Rovisco de Rosa Andrade, cujo fito era a abertura de uma estrada, cortando toda a zona até atingir seu ponto final na região de Nossa Senhora da Vitória, hoje denominada Cidade de Conquista.

Manoel Rovisco encontrou no lugar Cacimba em seu patrício de nome Manoel Gonçalves Bandeira, que lhe forneceu recursos alimentícios necessários para o prosseguimento da jornada. Em recompensa, pelo auxílio e cordial acolhimento, recebeu a doação de duas ou mais léguas de terra, cuja divisa terminava na Serra João Pedro, onde residia um índio domesticado, cujo nome dera à serra, hoje conhecida por Serra das Pedrinhas, divisa de Brejões com Ubaíra. Prosseguindo sua jornada, sempre em direção ao poente, Manoel Rovisco pernoitou à beira de uma lagoa; aí se demorou com sua bandeira, apossou-se das terras, demarcando-as e dando-lhes os nomes de Lagoa da Tiririca e Boa Vista.

Em 1785, de passagem pela zona, os nordestinos Estevão Chaves e João Guerra pernoitaram na margem esquerda do rio Brejões. Animados pela fertilidade do vale e abundância da água, resolveram edificar casa para residência e iniciaram a seguir o plantio do café.

Perseguidos pelas secas que assolavam o Nordeste, passavam numerosos grupos de retirantes, os quais influenciados pelos primeiros moradores ali ficavam. Iniciou-se, desta forma, o povoamento da região.

Pela Lei Provincial nº 1976 de 22 de junho de 1880, foi criado o distrito de Brejões, pertencente à freguesia de Areia (atual Ubaíra). Era presidente da província Antônio de Araújo de Aragão Bulcão.

Em 1886, vendeu Manoel Rovisco as suas propriedades, então denominadas: Lagoa do Morro, Lagoa da Tiririca e Boa Vista; a Caetano Mota Jordão que, no mesmo ano, as vendeu a Manoel Vitório da Silva e Joaquim Dias da Silva. Estes levaram consigo de Nazaré muitos escravos, iniciando em suas terras o plantio de café.

Em 1924, foi o arraial de Brejões elevado à categoria de vila pela Lei estadual nº 1715, de 24 de julho, assinada pelo governador Francisco Marques de Góis Calmon. A mesma lei criou o município que foi inaugurado a 26 de outubro do mesmo ano.

Quatro anos depois, em 1938, a vila de Brejões recebeu foros de cidade em virtude do Decreto-Lei estadual número 10724, de 30 de março.

Diante da programação das comemorações pelos 97 anos de emancipação política do município de Brejões, na manhã desta Terça-feira (26), foi celebrada uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Brejões. Presidida pelo Padre Antônio Neto e concelebrada pelo pároco Washington Ribeiro (pároco da paróquia santo Antônio do Distrito serrana).

A santa missa contou com a presença de algumas autoridades, entre elas, o prefeito Sandro Correia, a primeira-dama Marta Gradil, a presidente da câmara municipal de Vereadores Audilene Alves, Vereadora Neila de Cássia, ex. prefeito de Brejões Flori Araújo, Secretários, diretores, professores, fiéis e comunidade em geral.

 

Da redação Vale FM, com informações do portal Cidades do Meu Brasil, e Jair Medrado







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.