Os estudantes tiveram uma verdadeira aula do locutor e Coordenador Artístico da Costa Sul FM, Hudson Moura, e do locutor e apresentador Augusto Teixeira, através de uma apresentação informativa, interativa e bastante descontraída.
Alunos do 5º ano da Escola Kennedy, localizada no centro de Canavieiras, visitaram a Costa Sul FM 99,3(CSFM 99,3) na manhã desta quarta-feira (31), pelo segundo ano consecultivo, com a visita de uma nova turma, para aprender um pouco mais sobre o funcionamento de uma emissora de rádio. Os estudantes tiveram uma verdadeira aula do locutor e Coordenador Artístico da Costa Sul FM, Hudson Moura, e do locutor e apresentador Augusto Teixeira, através de uma apresentação informativa, interativa e bastante descontraída, com a presença do repórter Dan Oliveira.

Hudson Moura e Augusto Teixeira dão aula sobre a rádio para alunos da Escola Kennedy de Canavieiras/BA. Foto: Mônica Santana
Durante a visita, programada pelas professoras Mônica Santana e Renata Guerreiro, os alunos puderam aprender temas como o funcionamento das ondas de rádio e como são realizadas as transmissões através das ondas magnéticas; sobre os equipamentos técnicos que transformam a voz e as músicas em ondas magnéticas e como essa ondas se tranformam novamente em voz e música, e como essa transformação é feita para chegar em forma de som nos rádios desde os tempos antigos até a modernidade dos aparelhos celulares e internet de modo geral.

Augusto Teixeira ensina o funcionamento dos equipamentos de transmissão para os alunos da Escola Kennedy de Canavieiras/BA. Foto: Mônica Santana
Os estudantes aprenderam também sobre as diferenças entre a rádio comercial e comunitária; sobre o funcionamento dos acordos comerciais e propagandas veiculadas em uma emissora, e em como estes acordos são de suma importância para a sustentabilidade das empresas de comunicação. A turma pôde ainda conhecer algumas curiosidades sobre as diferenças entre os tipos de programas, como os musicais, jornalísticos, informativos, esportivos e de ordem pública, além de conhecer um pouco mais sobre a história do rádio e sobre os tipos de plataformas de veiculação dos tempos modernos.
Após a apresentação dos locutores, a turma da Escola Kennedy conheceu de perto os equipamentos de transmissão do estúdio da CSFM 99,3 e pôde assistir ao vivo à uma locução de Augusto Teixeira, que foi surpeendido com um pedido para narrar um trecho de locução esportiva diretamente dos livros de atividade dos alunos. O locutor, que nunca chegou a narrar um jogo de futebol, se saiu bem em sua primeira vez na locução esportiva e recebeu uma calorosa salva de palmas da turma do 5º Ano da Escola Kennedy e das responsáveis pela visita, as professoras Mônica Santana e Renata Guerreiro.

Alunos da Escola Kennedy com a professora Mônica Santana e o locutor Augusto Teixeira. Foto: Mônica Santana
História
O rádio, como conhecemos hoje, tem suas raízes fincadas em uma série de avanços tecnológicos e científicos que datam do século XIX. A primeira transmissão de rádio bem-sucedida foi realizada por Guglielmo Marconi, um inventor italiano, em 1895. Marconi é considerado um dos pioneiros da radiocomunicação, tendo desenvolvido o sistema de telégrafo sem fio, precursor das transmissões de rádio.
Contudo, foi apenas em 1901 que Marconi transmitiu sinais de rádio transatlânticos, estabelecendo um marco na história das comunicações. Desde então, a tecnologia de rádio continuou a evoluir, moldando a maneira como interagimos e recebemos informações.
No Brasil, a radiodifusão também teve um início marcante. A primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, entrou no ar em 1923. A Bahia, terra de rica cultura e tradições, não ficou para trás. A primeira rádio da Bahia, a Rádio Sociedade da Bahia, iniciou suas transmissões em 1931, contribuindo para a disseminação da cultura baiana e do entretenimento radiofônico.

Sr. Edgar Roquette-Pinto nos estúdios da primeira estação de rádio no Brasil, a Sociedade Rádio do Rio de Janeiro. Foto: Rádio 94FM-RJ
Como funciona?
A energia que impulsiona as transmissões de rádio é transformada em ondas eletromagnéticas, que viajam pelo espaço a velocidades incríveis. Essas ondas, ao serem captadas por um receptor de rádio, como um aparelho doméstico ou um dispositivo móvel, são convertidas de volta em sinais de áudio, trazendo consigo a voz dos locutores, a música e as notícias. Esse processo é possível graças à modulação, uma técnica que permite que a informação seja "carregada" nas ondas de rádio.

Como funcionam as ondas eletromagnéticas das antenas paras os aparelhos receptores. Imagem: Newton C. Braga
Da Redação



1






