O evento discutirá vários temas, dentre eles, o relacionamento institucional das prefeituras com ministérios e órgãos governamentais, o pacto federativo e a gestão municipal.
O Encontro Nacional de Prefeitos, promovido pelo governo federal, inicia-se nesta terça-feira (11) e prossegue até quinta-feira (13) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento visa estreitar a relação entre os gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028 e os diversos ministérios e órgãos governamentais, facilitando o acesso a informações, recursos e ferramentas essenciais para a administração municipal, sem contar na tentativa de direcionar os vários municípios do país que se encontram em crise de gestão em setores de educação, saúde e infraestrutura.
A cerimônia de abertura contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de vários ministros. Estão programadas mais de 170 atividades simultâneas, abordando temas como diretrizes e orientações sobre programas federais, recursos disponíveis, questões climáticas e eventos extremos, direitos humanos, cidadania, políticas de integração e desenvolvimento regional, segurança pública e transição energética.
O evento também discutirá o relacionamento institucional das prefeituras com ministérios e órgãos governamentais, o pacto federativo e a gestão municipal.
A organização do encontro está a cargo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com a participação da Associação Brasileira de Municípios e o apoio da Confederação Nacional de Municípios e da Frente Nacional de Prefeitos.
Da Redação CSFM