Notícias

1 28/02/2025 16:53

Passadas mais de dez a emissora está fora do ar devido a queda de pelo menos duas "canelas"

A Rádio Costa Sul FM está fora do ar desde as 6h04 desta sexta-feira (28) devido à queda de pelo menos duas chaves fusíveis, conhecidas popularmente como "canela", as margens da rodovia BA-270 na localidade do KM 21 onde está situado o parque de transmissão da emissora. Além da rádio, a comunidade ribeirinha dos Campinhos, em Canavieiras, também enfrenta problemas com a falta de energia. Moradores relatam estar há mais de 48 horas sem o serviço, mesmo após inúmeras reclamações, sem que a Neoenergia Coelba tenha solucionado o problema.

"canelas" caídas identificadas pela emissora - Foto: Hudson Bastos

Logo após a interrupção do fornecimento, foi aberto um registro de ocorrência junto à Neoenergia Coelba, sob o protocolo Nº 20250228127959498. No entanto, passadas mais de dez horas, a situação ainda não foi normalizada, deixando a emissora impossibilitada de operar e causando prejuízos tanto financeiros quanto informativos para a população.

A equipe da Costa Sul FM entrou em contato com representantes da concessionária, informou a gravidade do problema e solicitou a agilidade do reparo, mas até o momento, a energia não foi restabelecida. A demora no atendimento gera críticas ao serviços prestados pela Neoenergia Coelba, que já enfrenta questionamentos sobre a sua renovação de concessão.

Prejuízos financeiros e impactos na comunidade

A interrupção das transmissões gera um impacto significativo para a emissora, que deixa de veicular publicidade contratada, comprometendo sua receita. Além disso, a comunidade de Canavieiras e região fica desassistida de informação e entretenimento, especialmente em um período crucial como o Carnaval. A Costa Sul FM é uma das principais fontes de informação para a população local, realizando cobertura ao vivo dos eventos festivos, transmissão dos trios elétricos e flashes diretos de Salvador com autoridades e organização do evento.

Futuro da concessão em debate

A Neoenergia Coelba é a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em 415 dos 417 municípios da Bahia, além de atender regiões nos estados de Alagoas e Tocantins. Atualmente, sua concessão está prevista para expirar em 2027, mas o grupo já pleiteia uma renovação até 2057.

Na última terça-feira (19), a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado Eduardo Salles (PP), realizou uma audiência pública para debater a questão. O presidente do grupo Neoenergia defende a prorrogação do contrato, respaldado por um termo aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que permite estender os contratos de concessão de distribuidoras por mais 30 anos.

Contudo, a recorrente ineficiência da empresa em solucionar problemas como o enfrentado pela Costa Sul FM levanta um questionamento inevitável: a Neoenergia Coelba tem prestado um serviço digno para merecer essa renovação? A demora em solucionar um problema simples aumenta as críticas de consumidores que sofrem com constantes quedas de energia e atendimento precário, colocando em dúvida se a extensão do contrato é, de fato, a melhor escolha para os baianos.

Enquanto a concessionária não apresenta soluções eficazes e rápidas para problemas críticos como esse, Canavieiras e região seguem sem um de seus principais canais de comunicação, em pleno Carnaval.

 

Da redação







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.