A estrutura está localizada na zona rural do município
Na tarde desta quarta-feira (8), a Costa Sul FM recebeu uma denúncia relacionada ao péssimo estado de conservação e possível omissão do poder público, reclacionado à Ponte do Javi, localizada na região rural de Arataca.
Segundo o morador, há cerca de uma década, a estrutura apresenta sinais visíveis de deterioração grave: inúmeras fissuras, ferro armado enferrujado exposto, estrutura comprometida e falta de "guard rail" apropriado nas laterais, o que acende preocupações sobre segurança e acesso. Essa ponte tem papel crucial para moradores das localidades de Santo Antônio e Boa Fé, servindo de ligação com a estrada que vai até a Colônia de Una, além de ser rota de transporte escolar e para escoamento de produção agrícola.
Segundo ele, o problema está na falta de manutenção adequada: infiltrações, desgaste de lajes ou tabuleiro, ferragens externas corroídas e rachaduras profundas têm sido apontados por quem circula pela ponte. Os relatos são de que há muito tempo a ponte segue em condições precárias, o que coloca em risco quem a utiliza, especialmente em períodos de chuva ou tráfego pesado.

Estado da parte inferior da Ponte do Javi, em Arataca. Foto: Ouvinte/ CSFM
A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Arataca, mas não obteve sucesso. Enquanto isso, a ponte segue em situação considerada de risco, tornando-se um ponto de atenção urgente para segurança comunitária, mobilidade rural e economia local, especialmente no transporte escolar e na saúde de quem precisa passar pela estrutura todos os dias.
Da Redação CSFM



1






