O objetivo central da ação foi coibir o comércio irregular de medicamentos controlados, vencidos ou impróprios para o consumo.
Nesta quarta-feira (8), a Polícia Civil, por meio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), deflagrou a Operação Pharmaco em Ilhéus. O objetivo central da ação foi coibir o comércio irregular de medicamentos controlados, vencidos ou impróprios para o consumo.
A operação foi conduzida em parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a Vigilância Sanitária estadual, o Procon municipal e o Conselho Regional de Farmácia (CRF). Ao todo, cinco farmácias foram fiscalizadas. Destes estabelecimentos, três foram interditados por estarem comercializando produtos controlados sem autorização e manter medicamentos vencidos em estoque.
Ao final da ação, foram apreendidos cerca de 4.798 produtos — entre remédios e substâncias que estavam em desacordo com a legislação vigente.
Além da apreensão, os agentes orientaram os responsáveis pelos estabelecimentos sobre as exigências legais para regularização junto à Polícia Civil e demais órgãos competentes. A ação serve para reforçar o papel da conformidade sanitária e da proteção ao consumidor frente aos riscos trazidos por medicamentos adulterados ou fora de validade.
Da Redação CSFM



1






