Notícias

06/03/2026 11:02

A situação foi constatada na manhã desta sexta-feira (6) pela equipe da rádio Costa Sul FM

Pontos de alagamento foram registrados em áreas baixas da BA-274, Transouricana, a poucos quilômetros da ponte sobre o rio Pardo, no sentido da região do Estreito, em Canavieiras. A situação foi constatada na manhã desta sexta-feira (6) pela equipe da rádio Costa Sul FM, que esteve no local e verificou trechos da estrada com água sobre a pista.

O ponto mais crítico fica em uma das partes mais baixas da rodovia. No local, a água ocupa parte da pista e dificulta a passagem de veículos e pedestres. Moradores da região informaram que o problema já dura quase cinco dias e acompanha a elevação do nível do Rio Pardo, que tem baixado nas últimas horas.


Imagem: CSFM

Outro trecho afetado fica na área conhecida como Rodagem, onde também existem pontos de alagamento. Apesar das dificuldades, o trânsito ainda ocorre com atenção redobrada, principalmente para quem utiliza motocicletas ou veículos de menor porte.

Contudo, os maiores registros de alagamento estão em regiões rurais próximas da estrada, especialmente nas localidades conhecidas como Dragas e Ramal da Fabiana. Nessas áreas, a água avançou sobre propriedades e atingiu residências rurais, o que levou moradores a acompanhar de perto o comportamento do rio.


Imagem: Transouricana

O aumento do nível do rio Pardo ocorre após dias de chuvas nas regiões por onde o curso d’água passa. O rio nasce no estado de Minas Gerais (MG) e percorre centenas de quilômetros até chegar ao sul da Bahia, onde deságua no mar em Canavieiras. Por causa dessa extensão, o volume de água que chega ao município depende também das chuvas registradas nas regiões mais altas da bacia.

Mesmo com previsão de tempo firme para os próximos dias no litoral sul da Bahia, moradores de áreas mais baixas acompanham a situação com atenção. A orientação é que famílias que vivem próximas ao rio ou em regiões sujeitas a alagamentos organizem objetos e documentos e mantenham preparação caso o nível da água continue subindo.

 

Da Redação CSFM







RedeRBR
Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.