Notícias

1 31/05/2020 03:02

O decreto municipal atual em relação ao fechamento do comércio venceria nesta segunda-feira (1°/6). O novo decreto, de acordo com Colbert, será disponibilizado em edição extra do Diário Oficial neste domingo, 31

prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, anunciou na noite de sábado (30/5), que o comércio da cidade seguirá fechado até o próximo dia 8 de junho. 

"Analisando os números e sempre preocupado em preservar a saúde de nossa gente, onde o distanciamento social se faz necessário, decidimos prorrogar até dia 08/06 o fechamento de estabelecimentos comerciais e serviços da cidade", disse o prefeito por meio de redes sociais. 

O decreto municipal sobre o fechamento do comércio venceria nesta segunda-feira (01). O novo decreto, de acordo com Colbert, será disponibilizado em edição extra do Diário Oficial neste domingo (31). 

O fechamento do comércio faz parte das ações municipais de combate e prevenção ao coronavírus na cidade. Inicialmente, os estabelecimentos comerciais foram fechados em 21 de março e reabertos, de forma flexibilizada, após um mês, em 21 de abril. Com o aumento no número de casos da doença, o prefeito Colbert Filho decretou novamente o fechamento em 21 de maio. 

Durante este período, estão autorizados a funcionar somente as atividades comerciais consideradas como de natureza essencial. Para fiscalizar o decreto municipal, foi criada uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Na primeira semana, entre a quinta-feira (21) e a quinta-feira (28), a FPI fechadou e interditou 244 estabelecimentos por não cumprirem normais de prevenção estabelecidas. 

A Prefeitura Municipal vem monitorando também as taxas de isolamento social na cidade, dados que seguem abaixo do esperado. Na quinta-feira (28) e na sexta-feira (29), os índices foram de 47,2% e 46,1%, respectivamente. O índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 70%. Abaixo de 50%, o nível é visto como abaixo do mínimo admissível e, por isso, preocupante.

Com relação ao número de casos da doença, Feira de Santana enfrentou a pior semana epidemiológica. Na quinta, o município registrou 55 infectados em um dia e atingiu o maior número de casos confirmados desde o início da pandemia. Entre a última segunda-feira (25) e sexta-feira (29), a cidade teve ainda seis óbitos por Covid-19.

Até o último boletim epidemiológico deste sábado, há 532 casos confirmados da doença, sendo que 166 pacientes estão recuperados, 10 internados e 12 evoluíram para o óbito. 

 *Bom Dia Feira







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 | 9 9900-9930 (Whatsapp) - A Comunicação na Era Digital
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.