Notícias

1 18/03/2024 15:44

Na madrugada desta segunda-feira (18), aos 37 anos de idade, faleceu a renomada atleta paralímpica Joana Neves, também conhecida como “Peixinha”. Sua equipe de natação confirmou o triste acontecimento por meio das redes sociais, embora a causa do óbito não tenha sido divulgada. Joana Neves deixou sua marca na história da natação mundial, conquistando inúmeras medalhas em prestigiadas competições internacionais.

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da renomada atleta paralímpica Joana Neves, ocorrido durante a madrugada de hoje. Joana era uma inspiração para todos nós, não apenas pelo seu talento esportivo, mas também pela sua determinação, coragem e espírito resiliente”, disparou o time da atleta por meio de um post feito no seu perfil oficial do Instagram.

“Joana deixou um legado marcante no mundo do esporte paralímpico, conquistando inúmeras medalhas e admiradores ao redor do mundo. Sua dedicação e paixão pelo esporte serviram de exemplo para muitos, e seu impacto será lembrado e celebrado por gerações.”

“Neste momento de luto e dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de equipe de Joana Neves. Que encontrem conforto e forças para superar essa perda irreparável. Informaremos em breve o local e horário em que o corpo de Joana será velado, para que todos os que desejarem prestar suas últimas homenagens possam fazê-lo”, acrescentou.

E concluiu: “Que a memória de Joana Neves permaneça viva em nossos corações, inspirando-nos a perseguir nossos sonhos com a mesma determinação e paixão que ela demonstrou ao longo de sua vida. Descanse em paz, querida Joana. Seu espírito valente e sua luz continuarão a brilhar em nossas lembranças para sempre”.

A nadadora começou a se sentir mal na noite do domingo (17), no Centro de Treinamento Paralímpico, e foi levada ao hospital. No entanto, ela teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. A atleta potiguar nasceu com acondrosplastia, condição conhecida por afetar o crescimento dos ossos, e passou a nadar por recomendação de um médico.

Ao todo, ela participou de 6 competições mundiais de natação, levando 18 medalhas. Isso sem contar suas vitórias nos Jogos Paralímpicos e Jogos Parapan-Americanos, que somam mais 19 medalhas para Neves.

Só no seu último Mundial, realizado em 2022, a atleta levou para casa quatro medalhas e ainda quebrou dois recordes históricos. Em 2022, Neves foi eleita Melhor Nadadora Paralímpica do Brasil no Troféu Best Swimming.





* Terra Brasil Notícias

 







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.