Notícias

1 11/05/2021 18:22

O governo federal anunciou, nesta terça-feira (11), a liberação de R$ 909 milhões para combate à pandemia com foco na atenção primária.

Os recursos serão destinados, prioritariamente, ao Sistema Único de Saúde (SUS), à manutenção das Unidades Básicas de Saúde (UBS), ao cuidado da saúde de pessoas idosas, à nutrição de crianças menores de sete anos, às gestantes do programa Bolsa Família e às comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. 

"A atenção primária é onde se faz a promoção da saúde, onde temos mais de 40 mil unidades de saúde, mais de 38 mil unidades de vacinação. A portaria que nós assinamos hoje é a materialidade do compromisso com o princípio básico, com a saúde como direito fundamental, a saúde é um direito de todos e um dever do estado", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

Para o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, o investimento se torna indispensável, levando em conta o cenário epidemiológico do Brasil. 

"Considerando o atual cenário epidemiológico no país, com a identificação de novas variantes virais mais transmissíveis, e que cerca de 80% dos casos são leves e que grande parte dos casos moderados procuram a atenção primária de saúde como primeiro acesso na busca de cuidados, torna-se indispensável nesse contexto a adoção de medidas assistenciais e de aporte financeiro federal no SUS no âmbito de atenção primária". 

 

Fonte: CNN







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 | 9 9900-9930 (Whatsapp) - A Comunicação na Era Digital
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.