Notícias

1 28/09/2021 14:38

Os primeiros lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) 100% nacional da vacina contra Covid-19, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram submetidos a análise de controle de qualidade.

Esses lotes iniciais são classificados como de “pré-validação”. A partir deles vai se constatar  que o processo de fabricação do insumo funciona conforme o esperado e, eventualmente, para detectar a necessidade de adequações.

De acordo com reportagem da CNN, ao mesmo tempo esses lotes são submetidos a testes de comparabilidade junto à AstraZeneca, no exterior. O primeiro lote, iniciado em 30 de julho e finalizado no início de setembro, já está sob análise da farmacêutica.

Essa é uma etapa considerada importante pela Fiocruz porque será demonstrado que os resultados obtidos na produção do IFA em Bio-Manguinhos estão de acordo com as orientações da Astrazeneca, destaca a reportagem.

O passo seguinte é submeter ao crivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) documentos sobre a alteração do local de fabricação do IFA no registro da vacina. Este processo é requisito para a entrega das doses nacionalizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A Fiocruz não informou qual a duração dessas etapas, mas mantém a previsão de entrega dos primeiros lotes da vacina 100% nacional para o último trimestre de 2021.

 

Fonte: Bahia.ba







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.